31/01/2019 as 14:59:16
Existe um ditado popular que diz que carro, escova de dentes e chocolate você jamais se divide. Atualizando esse provérbio para os dias de hoje, podemos incluir ainda mais dois itens nesta lista: o celular e, o mais importante, o seu Certificado Digital!
RAZÃO NÚMERO 1: O RISCO DE ALGUÉM SE PASSAR POR VOCÊ
Em tempos cada vez mais digitais, você não fornece para ninguém as senhas das suas redes sociais, do seu smartphone ou do seu e-mail, certo? Afinal de contas, caso esse tipo de dado caia nas mãos de terceiros, é possível que eles se passem por você para bisbilhotar suas coisas, publicar conteúdos em seu nome ou ter acesso a dados sigilosos.
E no caso de uma pessoa ter acesso ao seu Certificado Digital, é como se ela tivesse acesso a sua identidade, perfeitamente legítima, se passando por você, quando, na verdade, não é o caso. E aí os riscos são muitos: ela pode usar o seu nome para assinar contratos, comprar e vender imóveis, abrir uma empresa e até mesmo solicitar um empréstimo no banco. Tudo isso sem que você saiba de nada e que, fatalmente, lhe dará uma senhora dor de cabeça em pouco tempo.
Mal comparando, é como se você desse o seu cartão do banco junto com as senhas para alguém.
RAZÃO NÚMERO 2: A VALIDADE JURÍDICA
Uma vez que uma pessoa tenha acesso ao seu Certificado Digital, junto com a sua senha, ela poderá realizar todos os processos citados no parágrafo acima. E com um agravante: todos os contratos, acertes e documentos terão validade jurídica, uma vez que o Certificado Digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica. Com isso, desmanchar todo tipo de fraude torna-se muito complicado, já que o acesso à senha valida todos os trâmites.
E COMO SE PROTEGER PARA QUE AS PESSOAS NÃO TENHAM ACESSO AO MEU CERTIFICADO DIGITAL?
Para que você não tenha grandes problemas com a justiça, ou até pequenas dores de cabeça, escolha bem as pessoas de confiança e opte em fazer uma procuração eletrônica, limitando o que elas podem fazer em seu nome. Fique atento! Assim como a sua senha bancária, a senha do seu e-mail ou rede sociais e, até mesmo, da sua própria digital, o seu Certificado Digital é de uso pessoal e intransferível!
Fonte: Certsign